17 de julho de 2020, Comment off

Auditoria para pequenas empresas

Por Diogo da Silva Gonçalves. Segundo o Data Sebrae, existem hoje no Brasil mais de 6,5 milhões de Micro Empresas (ME) e quase 900 mil Empresas de Pequeno Porte (EPP), cuja atuação tem impacto considerável na economia. O Sebrae estima que em 2011 essas empresas representavam 27% do PIB brasileiro, sendo responsáveis por 44% dos empregos formais em serviços e aproximadamente 70% dos empregos gerados no comercio. Diante dos números apresentados, fica evidente a importância dessas empresas no panorama brasileiro e, ao mesmo tempo, mostra como a concorrência é grande nesse mercado tão dinâmico.

Nesse cenário, destaca-se uma ferramenta que pode auxiliar as empresas a gerirem melhor seus recursos e amparar seus gestores na tomada de decisão: a Auditoria. Existe um consenso popular equivocado de que a auditoria é apenas para grandes empresas, visto que este procedimento é obrigatório para as entidades com faturamento igual ou superior a R$ 300 milhões ao ano ou com patrimônio (ativo) igual ou superior a R$ 240 milhões. No entanto, por tratar-se de um trabalho de verificação, a auditoria pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, especialmente nos pequenos e médios negócios, cuja complexidade costuma ser menor do que nas grandes empresas.

O que é auditoria

“A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.” (William Attie, 2018)

Podemos sintetizar as palavras de Attie e dizer, então, que a auditoria é um trabalho de verificação, de checagem de informações a fim de emitir uma opinião sobre um dado. Esse dado refere-se às demonstrações financeiras de uma empresa.

A auditoria pode ajudar no desenvolvimento de uma empresa através da identificação de falhas e fortalecimento de controles internos, além de auxiliar no planejamento tributário. Uma empresa com auditoria bem feita passa uma melhor imagem ao mercado, facilitando a obtenção de créditos junto a instituições financeiras e investidores externos.

Como a auditoria é feita

O trabalho envolve uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas contábil e jurídica, que realizam uma avaliação das informações econômicas e financeiras de uma empresa. Ao final do trabalho é emitido um relatório com o parecer sobre a apresentação adequada dos aspectos relevantes da posição patrimonial, além de apresentação de relatórios auxiliares a respeito de controles internos.

O Grupo GRAM tem mais de 40 anos de experiência na área de consultoria, atendendo a empresas de todos os tamanhos e de diversos seguimentos. Dentro do escopo do trabalho de auditoria, realizamos trabalhos de revisão de informação contábil e asseguração de informação não histórico, além, é claro, da auditoria contábil e aplicação dos procedimentos.

Benefícios da auditoria

  • Identificação de falhas e gargalos nos controles internos;
  • Fortalecimento dos controles internos;
  • Padronização dos relatórios financeiros de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil em conformidade com as normas internacionais;
  • Fortalecimento da confiança nas relações entre as empresas e todos os seus públicos de interesse (acionistas, investidores, governo e a sociedade como um todo);
  • Auxiliar na obtenção de crédito;
  • Auxiliar no planejamento tributário;
  • Mitigar fraudes e erros.

Fonte:

https://datasebrae.com.br/totaldeempresas/

https://www.sebrae.com.br/